Roteiro de aula: Prof. Boaz Rios
- TAYLOR: "A administração nunca perdeu de vista a sua racionalidade instrumental no âmbito das organizações, particularmente aquelas voltadas para o mercado capitalista, desenvolvendo técnicas cada vez mais sofisticadas"
- Preocupação Operacional/ Racionalidade instrumental.
- Preocupação Estratégica: Os P's da definição estratégica de Mintzberg (1987):
1. Estratégia como Plano – Estratégia formal, com forte carácter analítico e determinístico;
2. Estratégia como Padrão - Consistência de comportamentos, processo de aprendizagem, incrementalismo e construtivismo, modelo de adaptação evolutiva;3. Estratégia como Posição - Ajustamento entre o exterior e o interior da empresa, definindo o que se deve fazer e o que não se deve fazer;4. Estratégia como Perspectiva - Modo próprio da empresa ver o mundo, agindo de acordo com essa visão e integrando-se à tendência global;5. Estratégia como Pretexto (artimanha) - Manobra intencional ou não intencional, pela qual a empresa pode usufruir de armas que detém para poder jogar o jogo da sobrevivência e sustentação. - Dois personagens:
- Gestor - Escolhas estratégicas, políticas e metas;
- Administrador - Aplicação dos princípios no interior das organização. Escolha de métodos e técnicas gerenciais adequadas a um funcionamento harmônico da organização.
- Durante o "Milagre Brasileiro" havia disponibilidade de empregos para os administradores, pois a preocupação limitava-se a aplicação de técnicas administrativas capazes de organizar o ambiente organizacional em busca dos objetivos institucionais.
- Nova conjuntura: Escassez de empregos, crescente globalização, concorrência de profissionais mais qualificados. Distinção entre Administrador e gestor.
- Pergunta-se: O ensino da administração tem formado gestores ou administradores?
- Conteúdo dos cursos: Ciências exatas, Economia, Direito, Psicologia, ciências humanas, etc.
- O diferencial está na Metodologia (Desenvolver habilidades) - Administrador ou Gestor. A utilização operacional das ferramentas administrativas, deve ceder lugar à gestão estratégica.
- "Um verdadeiro gestor precisa dominar os métodos e técnicas da administração e ter uma visão ampliada da realidade na qual as instituições estão inseridas".
- "A administração, em particular, é considerada uma ciência positiva, que se vale de métodos e instrumentos racionais para alcance de objetivos, independentes de quaisquer juízos de valor ou colocações éticas".
- A atuação do gestor é mais abrangente e a do administrador é mais restrita a uma determinada área ou unidade organizacional que esteja sob sua responsabilidade.
Referências:
MINTZBERG,
H. AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J. Safari
da Estratégia: um roteiro pela
selva
do planejamento estratégico.
Porto Alegre: Bookman, 2000.
SANTOS,
Reginaldo
Souza.
Administração ou Gestão?
– Eis a questão.
A
administração política como campo do conhecimento. Salvador:
Mandacaru, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário