segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ELEMENTOS DA CULTURA


Símbolos – São palavras, gestos, figuras ou objetos que exteriorizam um significado, que é apenas reconhecido por aqueles que compartilham a cultura.
Os símbolos são constituídos de várias coisas concretas ou abstratas que se lhe são atribuídos valores ou significados específicos, dentro de um contexto cultural, por meio de atos, atitudes e sentimentos. A criação deles consiste, basicamente, na associação de significados daquilo que pode ser percebido pelos sentidos.

Heróis – São pessoas, vivas ou falecidas, reais ou imaginárias, que possuem características altamente valorizadas numa determinada cultura e, por isso, servem como modelo, referencial ou padrão de comportamento. O termo herói designa originalmente o protagonista de uma obra narrativa ou dramática. Para os Gregos, o herói situa-se na posição intermédia entre os deuses e os homens, sendo, em geral filho de um deus e uma mortal (Hércules, Perseu), ou vice-versa (Aquiles). O herói tem dimensão semi-divina.
Herói será tipicamente guiado por ideais nobres e altruístas – liberdade , fraternidade , sacrifício , coragem , justiça , moral, paz . Eventualmente buscará objetivos supostamente egoístas (vingança , por exemplo); no entanto, suas motivações serão sempre moralmente justas ou eticamente aprováveis, mesmo que ilícitas. Aqui é preciso observar que o heroísmo caracteriza-se principalmente por ser um ato moral .
Exemplos de Heróis: Hércules – mitologia grega; Davi – História bíblica; Zumbi dos palmares;
Chico Mendes – ambientalista.

Mitos – Contos ou representações culturais utilizados para explicarem fenômenos da natureza e sua relação com o homem. Atualmente, fala-se de uma Mitologia Moderna, advinda de lendas urbanas e de várias outras fontes. Servem para os diversos grupos culturais exprimirem suas contradições, valores, crenças e códigos.

Rituais – São atividades coletivas, tecnicamente supérfluas para atingir fins desejados, mas consideradas essenciais numa determinada cultura. Servem para o fortalecimento dos vínculos e propósitos. São exemplos: formas de cumprimento, comemorações, acolhimento de novos membros.

Valores - são conceitos, modos de agir das pessoas e pode ser cultural ou social; são diferenciados de pessoa para pessoa e através deles cada um expressa seus sentimentos, suas críticas, sua forma de ser e ver o mundo. Podem ser, estéticos, éticos, políticos e religiosos.

Nenhum comentário: