quarta-feira, 15 de junho de 2011

Há mais Prazer em Deus

Sentir prazer é ato da alma, manifestação corpórea de satisfação interior. O prazer anuncia ter sido o desejo saciado, conduzindo a pessoa a um estado de deleite, sensação profunda de contentamento. O prazer buscado em si mesmo torna-se viciante, de satisfação fugaz, de efeito egoísta. O deleite que se origina na provocação da dor ou do mal é efêmero e angustiante, não se sacia inteiramente até o exaurimento da própria vida. Para Epicuro, nenhum prazer é em si um mal, porém certas coisas capazes de engendrar prazeres trazem consigo maior número de males que de prazeres.
O mal, habitualmente é associado ao prazer  e ao pecado. Contribui com esta percepção o pensamento defendido por Freud de que todo prazer é erótico. Já no contexto bíblico, quando se fala sobre os prazeres, há implicitamente o entendimento de tratar-se da satisfação da alma com os deleites carnais ou mundanos. No texto de I Timóteo 5, versículo 6, encontramos uma encruzilhada na qual a viúva é colocada, podendo seguir o caminho piedoso da oração e súplica, como seguir o caminho dos prazeres que levam à morte.
Deus é todo prazer. A Bíblia narra o primeiro sinal de prazer em Deus quando conclui a obra da criação e ver que tudo era muito bom. Não há como pensar em Deus, perfeito como é, agindo constrangido, coagido, ou quiçá duvidoso, receoso, ou, em última hipótese, que na sua perfeição possa ter lugar o arrependimento, ou seja, sentir  que fez algo que não deveria ter feito. Enfim, Deus, na sua perfeição, deleita-se sem constrangimento, alegra-se plenamente, tem satisfação completa e inesgotável.
O ser humano foi criado por Deus com esta capacidade de sentir prazer. Deus nos fez conforme a sua imagem e semelhança, capazes de sentir, e sujeitos às emoções. Essa relação prazerosa fica evidente nas palavras ouvidas pelos discípulos no momento do batismo de Jesus: "Este é o meu filho, em que tenho prazer". Este sentimento de satisfação alcança a todos os que se encontram com Jesus, salientando-se nas seguintes palavras do Mestre: " Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se" ( João 8:56).
Deleitar-se completamente, apropriar-se da vida abundante prometida por Jesus, é o desejo íntimo de cada ser humano. O caminho para o prazer inesgotável se desvenda à medida que as tentativas humanas se esvaem, quando as limitações e fugacidades tonam-se evidentes, então, enxerga-se a única e insuperável fonte, que jorra a água de refrigério para a qual o Bom Pastor conduz as suas ovelhas (Salmo 23), e cuja necessidade é totalmente saciada, pois quem beber desta água, jamais terá sede (João 4:14). 
Autor: Boaz Rios 

2 comentários:

Fabio disse...

Irmão Boaz!

Que Deus te abençoe! Ótima meditação!

Que saibamos nos deleitar em Deus como nos diz o salmista:

"Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4"

Um abraço!

Anônimo disse...

Olá que a paz do Senhor Jesus seja com você e sua família ja estou seguindo seu blog. Deus abençoe. abraços
www.blogandodemadrugada.blogspot.com