Gestão Pública: O que é política?
(Roteiro de Aula: Gestão Pública - prof. Boaz Rios)
O
significado de política surge através dos movimentos que visam
interferir na realidade social a partir da existência de conflitos
que não podem ser resolvidos de nenhuma outra forma. A política
surge com a própria história, com o dinamismo de uma realidade em
constante transformação que continuamente se revela insuficiente e
insatisfatória e que não é fruto do acaso, mas resulta dos
próprio homens vivendo em sociedade.
Algumas questões: A política serve para se atingir o poder? Seria a política a própria atividade exercida no plano deste poder? As eleições, ou as armas, servem para confirmar ou para transformar?
Onde
encontramos a política?
Nas
igrejas (política eclesiástica); No mundo dos negócios: empresas,
sindicatos, clubes, associações; Nas entidades sociais: ONGs,
escolas; Nos bairros, condomínios, etc.
Qual a diferença entre Políticas e política. Para a expressão políticas, entende-se que são ações que visam traduzir ou expressar anseios e interesses sociais. Já a política dos partidos visam atender aos interesses da sociedade, bem como, a disputa pelo poder (política). Na língua inglesa há diferença entre os termos: Policy - Política internacional, de saúde, educação, desenvolvimento social, etc. Politics - Debate parlamentar ou disputa pelo poder.
Quais são os desafios políticos: Para o capitalismo - Mesmo as sociedade capitalistas mais estáveis e ricas, não conseguem acabar com a pobreza? Para o socialismo - Mesmo com o fim da propriedade privada, porque temer a participação social, se os interesses sociais são atendidos?
Desta
forma, a atividade política passa a ser um "mal necessário",
uma atividade social transformadora pela qual se visa alcançar
certos fins utilizando-se de determinados meios.
O
sentido individual-humano X sentido social político:
- Como conciliar as minhas escolhas individuais com as minhas escolhas políticas?
- Como casar a necessidade de canalizar esforços em conjunto com a diversidade das possibilidades individuais?
- Em nome de que sustentar uma vontade que poe implicar no sacrifício do desejo?
Sonhar
é preciso!
"Sonhar
é preciso, desde que realizemos o sonho meticulosamente e o
confrontemos passa a passo com a realidade" (Lênin)
"
A política consiste num esforço tenaz e energético de furar
tábuas duras de madeira. Este esforço exige simultaneamente paixão
e precisão... Não se poderia jamais esperar o possível se no
mundo não houvesse sempre a esperança no impossível... É preciso
que as pessoas se armem sempre da força da alma que lhes permitirá
ultrapassar todos os naufrágios das esperanças, mas que o façam
desde o presente, senão não serão capazes de fazer o que é
possível ser feito hoje. Aquele que está convencido disto possui a
vocação política" (Max Weber)
Individualidade e coletividade
A própria atividade política, longe de ser apenas voltada a uma transformação do mundo objetivo com vistas ao futuro, significa, também, o exercício de uma atividade transformadora da consciência e das relações com o mundo. A democracia para a se interiorizar como uma conduta pessoal, de modo que as escolhas pessoais possam encontrar-se com as escolhas políticas.
A
Dominação:
O
Estado se relaciona com a sociedade de duas formas: pelas armas e
pelo voto
- Coerção - Exercício da força, uso das armas. Sociedade política. Administração pública, Leis, judiciário, censura, polícia e forças armadas.
- Hegemonia - Exercício do voto. Sociedade civil: Partidos políticos, imprensa, escolas, igrejas e sindicatos.
Os
Meios da Política: Força e Consenso
"A
arma é o voto do governo; o voto é a arma do cidadão"
(Millôr Fernandes)
Para Maquiavel, o príncipe deveria manifestar as virtudes da força e da astúcia para manter o seu poder.
Para Max Weber, a legitimidade do poder estaria na: 1) Eficácia ou legitimidade racional; 2) Tradição; 3) Carisma.
Para Gramsci, o estado não seria um aparelho coercitivo à procura do consenso; mas, ao contrário, uma manifestação consensual escorada na força de se impor, e se tornar dominante.
As tarefas da Atividade Política:
Para Maquiavel, o príncipe deveria manifestar as virtudes da força e da astúcia para manter o seu poder.
Para Max Weber, a legitimidade do poder estaria na: 1) Eficácia ou legitimidade racional; 2) Tradição; 3) Carisma.
Para Gramsci, o estado não seria um aparelho coercitivo à procura do consenso; mas, ao contrário, uma manifestação consensual escorada na força de se impor, e se tornar dominante.
As tarefas da Atividade Política:
- Obter um consenso na sociedade civil, pela organização e mobilização em torno de direções a serem adotadas pela sociedade;
- Transformar o resultado deste consenso em poder de direção hegemônica na "sociedade política" amparada nos seus instrumentos de coerção legal.
Referência:
MAAR, Wolfgag Leo. O que é política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
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