quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Deus faz, mas requer atitude!

Após clamar por socorro, diante de injustiças, perigos e desafios, o salmista declara: "Que eles reconheçam que foi a tua mão, que foste tu, Senhor, que o fizeste" (Salmos 109:27).
A todo tempo convivemos com situações desafiadoras, quando não, intimidadoras. Olhamos para o lado, para as circunstâncias, e nada aponta para um desfecho feliz. Por mais que acreditemos, a realidade se apresenta implacável, pois, sendo concreta, pode ser vista, sentida e experimentada. Já a crença, por mais convicta que seja, pode sucumbir e fraquejar. Cuidando para que a fé não caia no descrédito e desfaleça, Tiago afirma que é preciso operar, ou seja, ter atitude (Tiago 2:17).
Descansar na providência divina, não obstante, é a recomendação bíblica para todos os momentos da vida, inclusive nas turbulências. Esse descanso, no entanto, não pode ser apático. O sentido para o descanso na bíblia é outro, a exemplo do descanso de Deus após a obra da criação apontado no Gênesis. Imaginem se Deus passasse algum instante sem nada fazer? É a própria bíblia que nega esta possibilidade quando diz que o guarda de Israel não dormirá em nenhum momento (Salmos 121:4), na verdade, o melhor sentido é que Deus descansou daquela obra.
Então, qual a necessidade e o propósito da atitude na vida? Existe o risco de atropelarmos a providência divina com as nossas atitudes precipitadas? Podemos ficar inertes já que Deus é quem faz todas as coisas? Vejamos como entendermos o sentido de ter atitude e continuar esperançosos e convictos da providência divina.

1. Ter "atitude" no entendimento mundano pode significar:
a) Sucumbir-se às vaidades - Muito além de sentir-se bem, ser vaidoso reflete o desejo de atrair a admiração e homenagens dos outros, por esta razão o salmista afirma que quem assim procede não permanece na presença do Senhor (Salmos 24:4); b) Não ter compromisso com nada ou com ninguém, também é tido por alguns como forma de demonstrar atitude; c) Atitude, às vezes, se apresenta no comportamento de entregar-se cegamente ao trabalho ou às paixões. É preciso ter cuidado com o ativismo demasiado, bem como, com a busca obstinada de satisfação dos sonhos e desejos; d) Por último, ter atitude, para alguns, significa praticar a violência, e muitas vezes, aquele que não desafia e não agride é tido como sem atitude.

2.  E não ter atitude, o que significa?
Outro erro é quedar-se ao desânimo e à apatia, aguardando soluções caídas do céu.  É certo que o socorro vem de Deus (Salmos 121:2), no entanto, o comportamento do piedoso, de forma nenhuma, se apresenta inerte e apático. A  vida em seu cotidiano, no entanto, não está repleta de novidades, de fatos surpreendentes, restando a pergunta: Como conviver com a normalidade, com a mesmice, com as coisas comuns?
É habitual encontrarmos pessoas sem nenhum sonho ou aspiração, ou, no mínimo, passarmos na vida por momentos de total desilusão e desesperança. A vida torna-se um tédio sem fim, repetindo dia a dia a sua rotina. Olhando para a falta de atitude dos seus discípulos, Jesus indagou: "Até quando estarei convosco, homens de pequena fé?" (Marcos 4:40).
O espanto do mestre diante daquela situação não foi com a turbulência do mar, mas com a falta de atitude dos seus discípulos. O existencialista cristão Soren Kierkegaard, enfatiza a necessidade de atitude quando diz: "Ousar é perder o equilíbrio por um instante, mas, não ousar é perder-se em si mesmo".
3. Deus espera que estejamos prontos para os seus atos poderosos.
Não há dúvida de que Deus faz. São estas as palavras do apóstolo Paulo ao afirmar: "é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele" (Filipenses 2:13). Quando Deus faz, a sua boa vontade se manifesta, daí o desejo do salmista em ver os grandes feitos de Deus, para que todos reconheçam que "foi a tua mão, que foste tu, Senhor, que o fizeste" (Salmos 109:27).
Deus requer atitude dos seus filhos, pois está pronto para realizar grandiosos feitos. Diante dos desafios da vida ou intentando confundir a rotina com novas e surpreendentes realizações, é imprescindível ter atitude. Para adentar a terra prometida foi necessário ter atitude, entãoJosué ordenou ao povo: santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês” (Josué 3:5).
Deus requer atitude dos seus filhos. A presença em nós do seu Espírio Santo é um imperativo para que tenhamos atitude, como se vê no texto do profeta: " E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões" (Joel 2:28).
Deus requer atitude, pois renova em seus filhos a esperança e as forças: "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31).

Conclusão

As realizações de Deus são incontestáveis. Ele deseja, pode e, realmente, opera de forma maravilhosa, abundante e surpreendente. A agitação secular é infrutífera e, por mais que iluda, ao final, não prosperará. Por outro lado, inércia e apatia conflita com o interesse e o propósito divino de renovar a vida dos seus filhos, fazendo-a melhor. Portanto, ter atitude é fundamental para Deus realizar em nós os seus poderosos feitos.