domingo, 14 de agosto de 2011

Expresso Saudade

Rebecca Rios:
Ande depressa, seu maquinista, suba nesse trem e vai.  
Vai, que a estrada sabe bem onde te levar. 
A madeira segue o rastro da porta sempre aberta e do del vecchio bem cuidado.
Já o ferro, cansado de ser sempre relacionado às durezas, ouviu dizer que lá há aconchego e, assim, vai, sem hesitar.
Ande depressa, seu maquinista, e pode lotar de lenha essa locomotiva. 
Lenha que dê pra aquecer o motor e o carregamento. É que a encomenda tá acostumada com o a calor do meu peito e fica coalhada em caso de friagem, ouvi dizer.
Ande depressa, seu maquinista, mas nada de sair fazendo piuí. Esse negócio de alarde desagrada o destinatário, que é todo afeito às coisas contidas. Não precisa avisar que a encomenda é carinho. 
Quando ele abrir, vai logo ver. Nessa hora, não se engane com a falta de lágrimas, nem o julgue desnaturado. Tem problemas de desidratação, coitado. Bem aprendi, e te ensino de já, que ele sabe mesmo é sorrir. 
E sorri, e sorri.

Boaz Rios:

Sempre na estação a esperar, estará quem não se acostuma com o lugar.
Lugar que não deixou de ser, mas que se esvaziou, mesmo sem querer.
Movido por um sentimento de dever, que fere e não desiste de constranger, 
Mas que guarda uma expectativa, uma esperança incontida,
De que a semente solta ao vento fecundará em outro lugar,
E de lá, por mais longe que possa estar,
Exalará perfume inigualável, que o olfato mais aguçado perceberá,
Quão distinto e agradável aroma veio ao mundo perfumar,
E no cantinho, naquele lugar, o som de um velho tocador, 
Nas cordas do companheiro Del Vecchio,
No dedilhar calmo, sereno e tranquilo,
Por fim, não conterá, lágrimas do seu rosto a rolar.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Arrependimento Esperado por Deus



Arrepender-se é mais do que sentir pesar pela falta cometida. Implica em contrição e remorso naquele que, necessariamente,  apresenta sinais de  mudança de opinião e rumo. A jornada é retomada por um caminho novo, cuja tarefa se mostra difícil, porém necessária quando se quer alcançar o destino almejado. Kierkegaard entende ser um estado, um "repouso no arrependimento", ou seja, um movimento da fé firmado no amor infinito, o amor que é propriamente um encontrar-se em Deus.
Para o apóstolo Pedro o arrependimento não é só uma necessidade do ser humano, mas, sobretudo, um desejo de Deus para com todas as pessoas. Em sua longanimidade Deus não leva em conta o tempo, pois, para Ele, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. Desta forma, Ele não demora em cumprir a sua promessa, sendo paciente com todos e não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento(2 Pedro 3:8-9).
Deus espera pelo arrependimento da humanidade. Sua perseverança, não hesitante, está fundada na brandura do seu próprio caráter, como percebe o apóstolo Paulo quando diz que as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência conduzem ao arrependimento (Romanos 2: 4). A bondade de Deus conduz ao arrependimento, sendo seu desejo salvar a todos  num ato agradável e prazeroso (I Timóteo 2: 3-4).
O arrependimento não se finda com a amargura, visto ter sido gerado pelo próprio Deus, através do seu Espírito Santo. Não é um simples remorso passageiro, mas um processo gerado pelo Espírito, pois, consciente do seu caminho errado, o ser humano permite que Deus lhe trace uma nova rota a seguir. A vitória sobre o sentimento deprimente, funesto e nocivo , resulta da certeza do acolhimento divino, visto que  o coração quebrantado e contrito Deus não despreza (Salmos 51:17).
O propósito da tristeza provocada por Deus no processo de arrependimento não é a morte, e sim, a vida.  Nada mais é do que o despertar alegre de um novo dia, trazendo consigo esperanças revigoradas que evocam do futuro a possibilidade de ser feliz,  experiência  possível de ser vivenciada no aqui e no agora. A felicidade é peculiar ao reino dos céus, e dela desfrutamos quando, passo a passo, trilhamos o caminho do arrependimento, pois felizes são os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5:3). 
Empenhar-se para consolidar esse processo demonstra não só persistência, força de vontade, mas, sobretudo, humildade autêntica. Tal qual ao homem que foi ao templo para orar e, segundo o mestre Jesus Cristo ele saiu dali justificado,pois, diferentemente do outro religioso,  não ousava levantar a cabeça, mas, em súplica insistente clamava:  "Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador"(Lucas 18:13). Como adverte  o apóstolo Pedro, o aperfeiçoamento evita os tropeços, mas somente advém mediante o esforço que cada um depreende em prol da consolidação do chamado (2 Pedro 1:10 ).
Deus não deseja que ninguém se perca. Trata-se, portanto, de uma necessidade universal, pois todas as nações reconhecerão, de uma forma ou de outra, que Jesus Cristo é o Senhor. Anunciar o arrependimento às nações é tarefa delegada à igreja, à todos que experimentaram desta graça maravilhosa, objetivando que todos possam ter acesso ao perdão proporcionado pelo Salvador (Lucas 24:47).
O tempo do arrependimento se findará, quando não mais será possível voltar e refazer a rota da caminhada. Quando os erros do passado teimarão em manter as consciências sob o peso da acusação. A santidade divina, por outro lado, satisfará toda incapacidade ou incompreensão, e a felicidade será plena naqueles cujos corações reconheceram e acolheram o grande amor de nosso Senhor Jesus Cristo.
Autor: Boaz Rios