quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Teoria da Burocracia




Todo poder procura suscitar e cultivar a fé na própria legitimidade. Todo poder se manifesta e funciona como administração” (Max Weber, 1972)

O poder está estreitamente vinculado às relações de mando, à capacidade de decisão, à luta, aos antagonismos, à possibilidade de utilização de força, persuasiva ou material.

Poder = Dominação

• “ Poder significa toda oportunidade de impor sua própria vontade o interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade” (Weber).

Weber identifica três fatores principais que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia:
  1. O desenvolvimento de uma economia monetária: Na Burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática;
  2. O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno;
  3. A superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração: serviu como uma força autônoma para impor sua prevalência.

Tipos ideais de dominação de WEBER:

  • Dominação carismática: legitimada pela fé e pelas qualidades sobrenaturais do chefe
  • Dominação tradicional: legitimada pela crença sacrossanta na tradição
  • Dominação legal: legitimada pelas leis a partir dos costumes e tornado possível pela burocracia, trazendo a especialização e a organização racional e legal das funções
  • A burocracia é o tipo de administração caracterizada por uma hierarquia formal de autoridade, na qual existem regras definidas para a classificação e solução de problemas, que devem ser estendidas às comissões e aos órgãos coletivos e decisão e formas escritas de comunicação.
  • O Termo Burocracia vem do francês: Bureau – oficina (escritório) + cratie (poder, autoridade)
  • A burocracia, enquanto forma de dominação, se sustenta sobre o conhecimento técnico, que além de lhe conferir caráter racional, a transforma em instrumento capaz de assegurar alta eficiência administrativa. Isso pressupõe certa racionalidade impessoal que, guiada por regras formais que padronizam e conferem igualdade no tratamento dos casos, define com precisão as relações de mando e subordinação, mediante a distribuição das atividades a serem executadas e de acordo com os fins a que se visa.
  • Para Weber, a burocracia é influenciada pelo modo de estruturação do exército e da igreja. O moderno sistema de produção não seria impulsionado pelas mudanças tecnológicas ou pela propriedade, como pensava Karl Marx, mas por um novo pensamento religioso que denominou de “Ética protestante”.
  • A Ética protestante, diferentemente da ética católica, apoiava-se no trabalho árduo e na poupança. Restringia-se o dispêndio desnecessário e as orgias eram proibidas, o que produzia o acúmulo de riquezas. A vocação divina de ser rico passou a ser uma benção de Deus em decorrência da vida piedosa do homem, e não um castigo inafastável.
  • Separação entre o público e o privado: “ Esta diferenciação conceitual do público e do privado foi concebida e colocada em prática por primeira vez nas agrupações urbanas: em efeito, quando os possuidores dos cargos estabeleceram-se por meio de eleições periódicas, o depositário de poder individual, até no cargo mais elevado, já não se identificou, obviamente, com o homem que possuía autoridade por “direito próprio”. E, assim sendo, a despersonalização mais completa possível da direção administrativa pela burocracia e a codificação racional do direito tornaram efeito, no início, a separação entre o público e o privado” (WEBER, 2008).
  • Sistema aberto X sistema fechado: “A democratização da sociedade em seu conjunto, e no significado moderno do termo, quer seja efetiva ou talvez somente formal, é uma base peculiarmente favorável para a burocratização, mesmo que não seja a única possível... Em determinadas condições, a democracia promove ostensíveis rupturas e travas no seio da organização burocrática. Por isso, deve-se considerar a orientação particular tomada pela burocratização em cada caso histórico singular” (WEBER, 2008).
  • Influência de outros fatores, como econômicos e políticos: “ Em que medida as estruturas administrativas são determinadas economicamente? Ou, em que medida outros fatores, por exemplo, os puramente políticos, determinam oportunidades de desenvolvimento? Ou, por último, em que medida os processos são determinados por uma lógica “autônoma” exclusivamente ligada à estrutura técnica como tal?”
  • Características: Legitimidade do poder decisório; aparelho administrativo legalmente constituído; funções administrativas exercidas de modo continuado; decisões formalizadas com base em documentos escritos.

    Referências:
    MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Administração Pública. São Paulo, Atlas, 2008.
    WEBER, MAX. O que é a Burocracia. Conselho Federal de Administração. Disponível em: www.cfa.org.br

Um comentário:

Bruno Corsino disse...

Boa Tarde,
Interessante abordagem, visto que estamos em uma sociedade propriamente dita de "Sociedade da Informação", mas que comete os mesmos erros em relação a Burocracia, afinal ela é um mal necessário, mas que que deve ser muito bem controlado.
E acho curioso como esse assunto ganhou destaque ultimamente, com isso, eu também fiz uma Nota sobre o assunto.

http://www.estadovirtual.com.br/burocracia